Quatro dicas para dirigir em Bariloche durante o inverno

Quatro dicas para dirigir em Bariloche durante o inverno

Abaixo, você vai encontrar os melhores conselhos e recomendações para dirigir em época invernal:

1) O veículo deve ter pneus de neve, principalmente nas rodas que realizam a tração. Estes pneus são facilmente identificáveis com as siglas M+D (Mud & Snow – “Barro e Neve”) que se encontram perto da descrição da medida. Ao mesmo tempo, o desenho é diferente, já que se adicionam umas diagonais que fazem de “sucção” ao se aderir à neve. Por último, estes pneus preparados para neve se endurecem muito menos que os comuns nas temperaturas baixas / invernais.

2) O veículo deve ter correntes para neve, para casos de emergência. As mesmas devem colocar-se unicamente para sair de lugares nevados ou com gelo onde a tração dos pneus não funcione. O Gelo é quebrado e a neve é tracionada com muita fricção. Não é recomendável utilizá-las em caminhos onde não for necessário, dado que as mesmas poderão quebrar como assim também o veiculo poderá sofrer danos de consideração.

3) O motorista que enfrente situações de nevadas/geadas deve ter em conta as seguintes considerações.
– Dirigir com muita precaução, a baixa velocidade e maior distância da habitual, do veículo que está na frente.
– As aceleradas e brecadas devem efetuar-se com maior lentidão que a habitual. Inclusive, ao querer reduzir a velocidade (principalmente em descidas) se deve utilizar o “freio-motor” do carro, não assim o freio do pedal considerando que pode bloquear mais facilmente os pneus.
– Em subidas deve-se acelerar de forma constante e intensa, já que se você brecar o carro na metade da subida será muito difícil voltar a subir/tracionar. Quem vai em direção de subida tem prioridade de passo.
– As luzes baixas devem estar sempre acesas (se o veículo possui luzes auxiliares/neblina também devem estar acesas), e se a visibilidade ainda segue sendo baixa, então devem ser acesas as luzes de pisca-alerta e dirigir com elas. É recomendável ir ao acostamento e esperar que passe o temporal ou o momento de maior dificuldade.
– Em caminhos de montanhas e bosques geralmente encontram-se partes do caminho aonde o sol não ilumina em todo o dia. Estes pontos são muito perigosos já que as geadas se mantêm sempre (não se derretem): se deve ter muita precaução e dirigir a baixa velocidade por essas partes.

4) Em épocas de baixas temperaturas também é preciso ter em consideração algumas recomendações que evitem danos maiores no veículo; algumas delas são:
– Não forçar a fechadura se estiver difícil de abrir a porta. O frio geralmente endurece o mecanismo e o forcejo pode quebrar o tambor. Te que jogar agua quente ou esperar que suba um pouco a temperatura.
– Não deixar o limpa para-brisas aceso ao parar o auto (principalmente pela noite). E bem o limpa para-brisas obviamente não vai a funcionar quando se apague o carro, ao acendê-lo novamente pela manhã, imediatamente vai tentar funcionar e pode travar com gelo ou neve congelada no para-brisas. Isto derivará em que o motor que faz funcionar o limpa para-brisas quebre.
– Verificar a previsão do tempo para o dia seguinte. Isto permitirá tomar a precaução de deixar o carro estacionado em um lugar mais prático e fácil de sair/entrar em caso de nevadas noturnas.

Alugue seu carro em Bariloche com Corrrentoso Rent a Car e desfrutar de umas férias sem preocupações.